- O emblema oficial e a bandeira do Estado de Israel
David Ben-Gurion proclama o estabelecimento do Estado de Israel (Serviço de Imprensa governo - S.I.G.) A Proclamação do Estabelecimento do Estado de Israel, maio de 1948 ותשועה ברב יועץ - משלי י"א י"ד...
...na multidão de conselheiros há segurança.
(Provérbios 11:14)Gravação: David Ben-Gurion proclama o estabelecimento do Estado de Israel
Eretz Israel (Terra de Israel) foi o berço do povo judeu. Aqui, sua identidade espiritual, religiosa e política foi moldada. Foi aqui que eles tornaram-se um Estado, criaram valores culturais de significância nacional e universal e deram ao mundo o eterno Livro dos Livros....os judeus lutaram geração após geração para se restabelecerem em sua antiga terra natal. ...eles fizeram desertos florescerem, reavivaram a língua hebraica, construíram cidades e povoados e criaram uma comunidade próspera, controlando sua própria economia e cultura, adorando a paz mas sabendo como se defender...O Estado de Israel ficará aberto para imigração judaica... fomentará o desenvolvimento do país para o benefício de todos os seus habitantes; será baseado na liberdade, justiça e paz conforme imaginado pelos profetas de Israel; assegurará completa igualdade de direitos sociais e políticos a todos os seus habitantes independentemente de sua religião, raça ou sexo; garantirá a liberdade de religião, consciência, linguagem, educação e cultura; protegerá os locais santos de todas as religiões; e será fiel aos princípios da Carta das Nações Unidas.Estendemos nossa mão a todos os Estados vizinhos e seus povos, oferecendo paz e boa vizinhança, e apelamos a eles que estabeleçam laços de cooperação e ajuda mútua com o soberano povo judeu, estabelecido em sua própria terra.
(da Proclamação do Estabelecimento do Estado de Israel)Foto: I. Sztulman A bandeira do Estado de IsraelA bandeira do Estado de Israel é baseada no desenho do xale de oração judaico (talit), com um escudo azul de Davi (Magen Davi).
O emblema oficial do Estado de Israel
O emblema oficial do Estado de Israel é um candelabro (a menorá), cujo formato diz-se ser derivado do Moriá de sete braços, uma planta conhecida desde a antiguidade. Os ramos de oliveira em cada um dos lados representa o anseio de Israel pela paz.História da menorá
Hatikva - O hino nacional
- O texto do Hatikva, o hino nacional de Israel, foi escrito pelo poeta judeu Naftali HerzImber, em 1878. O hino fala da esperança do povo judeu de viver como um povo livre e soberano na terra de Israel.Enquanto no fundo do coraçãoA alma de um judeu anseia,E, em direção ao oriente,Um olho contempla Sião,Nossa esperança ainda não está perdida,A esperança de dois mil anos,De ser um povo livre em nossa terra,A terra de Sião e Jerusalém.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
O emblema oficial e a bandeira do Estado de Israel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário